(31) 3271-6997 | (31) 99690-0336
Se você possui dúvidas sobre o processo de aposentadoria ou está com dificuldade para receber seu benefício do INSS, então provavelmente seja a hora de procurar o auxílio de um advogado previdenciário em BH.
Com o objetivo de falar mais sobre o assunto, esclarecemos o que faz esse profissional e quais as vantagens que você consegue ter ao contratá-lo. Veja!
Resumidamente, esse profissional é definido como um advogado especializado em questões relacionadas a Previdência e a Seguridade Social.
“Ou seja, o advogado previdenciário precisa entender sobre o funcionamento dos processos relacionados a benefícios pagos pelo INSS, aposentadorias e pensões.”
Inclusive, podemos dizer, que esse profissional deve trabalhar atendendo aos conceitos que regem a Seguridade Social, como a distributividade dos serviços e benefícios e a universalidade da cobertura de atendimento.
Entre os temas que ficam no ambiente de atuação de um previdenciarista, podemos citar os seguintes:
No próximo tópico, vamos sugerir em mais pontos como um advogado previdenciário pode trabalhar dentro da sua especialidade. Acompanhe!
O campo de atuação desse profissional é muito grande, incluindo varias subáreas.
Por exemplo, esse profissional consegue trabalhar para pessoas físicas promovendo ações contra o INSS.
Além disso, o profissional consegue se especializar em regimes tributários específicos, como por exemplo os regimes complementares da previdência e dos servidores públicos.
A seguir, esclareceremos em mais detalhes algumas das principais áreas de atuação dos advogados previdenciários.
Verifique a seguir as principais áreas de atuação de um previdenciarista.
Essa é a principal área de atuação da advocacia previdenciária. Os profissionais que trabalham nesse ramo podem atuar de forma preventiva, consultiva ou mover ações em casos que contenham os seguros sociais.
O seguro mais popular pago pela Previdência Social é a aposentadoria pública. A aposentadoria pública é um benefício pago aos trabalhadores que colaboraram mensalmente durante toda sua vida ativa.
Além disso, os previdenciaristas precisam entender em detalhes como funcionam os benefícios que têm em vista assegurar a segurança econômica dos trabalhadores em razão de acidentes ou outros danos.
Os previdenciaristas também conseguem atuar em questões em relação a previdência privada, chamada de complementar.
Resumidamente, essa previdência é um fundo de investimento administrador por instituições financeiras privadas e monitorado pelo estado.
Esse produto é disponibilizado pela iniciativa privada, não tendo nenhuma ligação com o INSS.
Antes de contratá-lo, é indicado investir em uma assistência jurídica de um previdenciarista. Esse advogado conseguirá sugerir qual o melhor plano de previdência para cada caso concreto.
Por exemplo, ele pode sugerir se certo cliente terá mais benefícios com a contratação de PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou se o mais apropriado é um plano do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
Esses profissionais que atuam no direito empresarial são especialistas em questões relacionadas ao regime tributário de empresas.
Os advogados previdenciários atuam na definição de valores e planejamentos das contribuições patronais e na completa fiscalização das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento.
Outra prática do trabalho dos advogados especializados em direito previdenciário é a elaboração de documentos para empresa de fornecimento de insumos que visam envolver-se em processos licitatórios.
Os profissionais também atuam de forma consultiva para empreendedores e profissionais liberais que visam realizar planejamentos previdenciários mais detalhados, com o objetivo de assegurarem mais renda no futuro.
Lembrando que os advogados previdenciários também podem se especializar no RPPS.
Esse regime previdenciário contém o funcionalismo público, tirando empregados de empresas públicas, agentes políticos, servidores temporários e profissionais em cargos comissionados.
O RPPS é obrigatório a todos os trabalhadores públicos de cada ente federativo, conseguindo eles ter obtenção a benefícios como aposentadorias e pensões por morte.
Por que contratar um advogado previdenciário?
Mas, afinal de contas, para que contratar um advogado previdenciário? Podemos responder essa questão apresentando uma porção de benefícios que provém desse investimento.
Esses benefícios são relacionados não apenas a maior celeridade dos processos, mas, também, a procura de soluções mais apropriadas para cada caso concreto e a garantia de direitos.
Em seguida, vamos esclarecer em detalhes cada um dos benefícios que você pode ter ao contratar um advogado previdenciário. Veja!
Verifique a seguir os principais benefícios em contratar um advogado previdenciário.
Os processos de adquirição de aposentadoria podem demorar um tempo até tornarem-se acertadamente analisados e finalizados.
Apesar de o tempo médio para a aprovação e pagamento do benefício seja de 1 ano, pode acontecer dele ser ainda maior.
Com a contratação de um advogado previdenciário, os clientes conseguem diminuir esse tempo de espera e impedir maiores delongas.
Isso uma vez que esses profissionais entendem de forma detalhada todo o curso pelo qual percorrem os processos submetidos ao INSS, buscando jeitos de tornar mais rápido o acesso aos benefícios.
Por exemplo, os previdenciaristas conseguem dar entrada em um processo de aposentadoria de forma mais definida, atento para todos os trâmites e documentações necessárias para isso.
A entrada em um processo para receber o pagamento de um benefício não torna automática sua permissão. Ou seja, o INSS consegue facilmente rejeitar administrativamente a validade de uma solicitação.
Nesse momento, é essencial contar com o auxílio de um advogado previdenciário. Com certeza, é com o auxílio desse profissional que você consegue dar seguimento ao processo por vias judiciais.
Entre as ações que podem ser usadas para opor-se uma recusa do INSS, podemos referir aos mandados de seguranças e as liminares.
Dessa forma, também é possível dar maior velocidade aos processos e impedir que os clientes desapossem de seus direitos.
O investimento no trabalho de um escritório de advocacia pode proporcionar um planejamento mais positivo, principalmente quando a questão é aposentadoria.
Com certeza, os advogados providenciarias são aptos a analisar o que cada cliente precisa, segundo seu histórico e a particularidade de suas contribuições.
Assim, eles conseguem sugerir qual o rumo mais rápido para o recebimento da aposentadoria, principalmente nos casos de profissionais independentes e liberais.
Isso porque essas equipes de trabalhadores tem uma maior flexibilidade no que diz respeito as contribuições para a aposentadoria.
A contratação de um advogado previdenciário pode assegurar ao cliente a aquisição do valor total a que ele tem direito, impedindo possíveis perdas.
Essas perdas podem acontecer por diversos motivos. Por exemplo, um candidato pode passar por esse tipo de circunstância ao pedir sua aposentadoria antes do tempo.
Nessas ocorrências, o preço do benefício é drasticamente diminuído, em razão do fator previdenciário.
Ademais, os previdenciaristas conseguem calcular com exatidão o valor de um benefício baseado nos documentos concedidos por seus clientes.
Assim, caso aconteça possíveis erros nos cálculos feitos pelos servidores do INSS é possível contestar.
Quando uma pessoa que quer aposentar contrata um advogado previdenciário, ela está encarregando esse especialista da responsabilidade por todo o processo, desde a sua abertura até sua finalização.
Entre os serviços que ficam sob a responsabilidade dos advogados contratados, podemos citar a preparação da documentação rogada pelo INSS e a formação de petições.
Esses profissionais também têm de realizar todas as imposições adequadas ao bom andamento do processo, em qualquer uma de suas fases.
Ou seja, os candidatos que já deram entrada em um processo para obter um benefício qualquer também podem se beneficiar do trabalho de um advogado previdenciarista.
Muitos segurados perdem direitos e chances por darem entrada em um processo sem ajuda.
De fato, consultar um advogado especializado em previdência pode mostrar chances e direitos previstos em lei, mas não conhecidos por um leigo.
É considerável se atentar, também, que muitos dos benefícios oferecidos pelo estado passam por fiscalização, sem contar as frequentes modificações na legislação que possuem esse assunto.
Portanto, a melhor forma de assegurar o máximo de benefícios na hora da permissão desses direitos é contar com a atuação de um especialista.
“Os trabalhadores que realizam ações insalubres ou os que têm algum tipo de incapacidade para o trabalho possui ainda mais motivos para contratar os serviços de um advogado previdenciário.”
Isso porque, nesses acontecimentos, um exame médico é imposta para a permissão dos benefícios.
Por exemplo, trabalhadores sujeitos a perigos frequentes em sua atividade têm direito a uma aposentadoria especial, que requer um tempo de contribuição bem menor.
Porém, a permissão desse benefício requer um estudo do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pelo INSS. E esse estudo pode suceder em negativas.
Nesses acontecimentos, contar com o auxílio de um bom previdenciarista pode fazer grande diferença para quem quer evitar dificuldades para conseguir a aposentadoria especial.
A essa altura, você deve ter reparado que são muitos os motivos que explicam o investimento no trabalho desse profissional.
Para que fiquem dúvidas sobre esse assunto, vamos mostrar alguns outros serviços que podem ser disponibilizados pelos advogados previdenciários. Acompanhe!
Em ocorrências de benefícios provisório, os previdenciaristas podem conduzir seu recebimento ate a data de interrupção, com o objetivo de tomar as medidas adequadas a sua continuidade.
Os previdenciaristas podem pedir a isenção do Imposto de Renda de seus clientes, além de abrirem ações judiciais em casos de não permissão desse benefício.
Nos casos em que há demora na avaliação de um pedido de determinado benefício, os advogados previdenciários podem acionar a justiça por meio de mandados de segurança que requeiram a maior rapidez nos processos.
Apesar de a contratação desse profissional seja capaz realmente oferecer grandes benefícios, é preciso que você respalde alguns fundamentos para optar por um advogado que possa solucionar suas necessidades.
Por isso, nos temas a seguir, esclarecemos alguns pontos fundamentais que devem orientar essa escolha. Veja!
Entenda como escolher um advogado previdenciário.
Antes de tudo, você deve notar a qualificação do profissional contratado. O mais sugerido é que ele seja especialista na área.
Normalmente, profissionais que criam conteúdos importantes sobre o tema ou tem publicações na área são os que possuem maior conhecimento. A experiência do profissional na área também contar muito.
O advogado previdenciário tem dê entender os cálculos usados em sua área de atuação.
Também é essencial que ele questione seus clientes sobre todos os detalhes em relação ao trabalho que eles atuaram. Apenas assim, um advogado conseguirá compreender suas necessidades.
Outro ponto que deve ser avaliado é a atuação do profissional em outros processos em relação a obtenção de benefícios junto ao INSS.
Pergunte se o profissional costuma se usar de mandados para acelerar os processos ou se ele segue solicitações iniciais a fim de impedir o acionamento da justiça e o atraso ainda maior na recusa do pedido.
Para finalizar, podemos confirmar que a contratação desse profissional pode, de fato, fazer a diferença para as pessoas que querem fugir de dificuldades em suas requisições no INSS.
Além disso, o trabalho de um profissional dessa área deixa que você fique mais tranquilo e a garantia do recebimento de seus direitos. Faça sua consulta antes de dar entrada no processo!
Entre em contato e agende um horário para saber os preços e tudo sobre seu processo.
Estamos a sua disposição, entre em contato e agende um horário.
© Escritório de Advocacia BH otimizado por Lucas Ferraz.